Inicio / Respostas Sociais / Jardim de Infância

Jardim de Infância


O Jardim-de-infância destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e os 5/6 anos de idade.

Horário da componente lectiva: 09h00-11h30 | 14h00-16h30

Horário da componente não lectiva: 07h30-09h00 | 11h30-14h00 | 16h30-18h30

De acordo com a Lei-quadro 5/97, as actividades prosseguidas no Estabelecimento de Educação Pré-escolar têm como objectivos, entre outros:

- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania.

- Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade de culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade.

- Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso na aprendizagem.

- Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas.

- Desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo.

- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico.

- Proporcionar às crianças ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva.

- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento para a criança.

- Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.

- Apoiar a família, dando as refeições às crianças e assegurando que têm onde ficar até mais tarde (ocupadas com actividades de animação educativa).

A resposta social de Jardim-de-infância assegura a prestação dos seguintes serviços:

- Fornecimento de alimentação;

- Realização de actividades curriculares com material didáctico, de acordo com o Projecto Educativo do estabelecimento;

- Prestação de cuidados de higiene;

- Atendimento às famílias.